Categorias
Mercado Imobiliário

Qual é o melhor para comprar um imóvel? Consórcio ou financiamento.

Antes de comprar o imóvel dos sonhos, você deve começar a pensar de que forma. Aqui vamos falar sobre qual a melhor opção de pagamento entre: consórcio ou financiamento imobiliário.

Ambos são modalidades e opções de pagamento válidas para a aquisição de um bem.

Para quem deseja comprar uma casa, um apartamento e dependendo até comprar terrenos e pagar pela construção ou reforma, tanto o consórcio quanto o financiamento imobiliário servem. Mas apesar de similares em alguns pontos, possuem uma grande diferença na hora da contratação e no bolso a longo prazo!

Para entender melhor as diferenças entre as modalidades, primeiro é preciso entender cada uma delas:

O que é o financiamento?

O financiamento funciona como uma espécie de empréstimo. O banco escolhido para o financiamento paga ao vendedor o valor à vista e a sua dívida passa a ser com o banco, que cobra parcelas mensais, onde estão embutidos juros. Você deve apresentar os documentos exigidos pelo banco para que ele analise o seu perfil e aprove ou não o financiamento.

Caso você tenha uma parte do valor para dar de entrada, esse dinheiro reduz o valor do financiamento. Para vendê-lo, por exemplo, você precisa da autorização do banco, que passará a dívida para o novo comprador. Ele poderá pagá-la à vista ou assumindo as parcelas.

Durante o financiamento, você pode usufruir do bem. No entanto, ele ainda não é seu completamente, somente no final das prestações quitadas, você recebe o documento que comprova a sua posse. Caso você não pague as parcelas corretamente, o banco pode tomar o bem de você.

O financiamento pode mudar de acordo com o tipo de compra (tipo de bem), com o banco e com o valor.

Vantagens:

  • Oportunidade de sair do aluguel;
  • Utilização imediata do imóvel;
  • Possibilidade de liquidação antecipada;
  • Uso dos recursos do FGTS;
  • Segurança na compra do imóvel.

O que é o Consórcio?

O consórcio é a modalidade de compra baseada na união de pessoas, físicas ou jurídicas, em grupos, com a finalidade de formar poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços. A formação desses grupos é feita por uma administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.

Isso significa que as pessoas que têm o mesmo desejo que você se une, com o apoio de uma empresa de confiança, para, em pagamentos mensais, juntar dinheiro suficiente para o valor do bem. É uma espécie de poupança conjunta, mas com a garantia de que os depósitos serão realizados e de que, no fim, haverá a possibilidade de comprar o que você tanto sonhava. Os pagamentos vão financiando a entrega daquele bem para os participantes, até que todos sejam contemplados.

Vantagens:

  • Sem taxa de juros;
  • Não precisa de um valor para entrada;
  • Possibilidade de acelerar o crédito por meio de lances;
  • Criação de uma poupança obrigatória;
  • Menos garantias e documentos na hora de assinar o contrato;
  • Poder de compra garantido.

Com o consórcio imobiliário é possível fazer muito mais além do que apenas comprar uma casa ou um apartamento. Com ele ainda é possível:

• Investir em um terreno

• Comprar apartamento na planta:

• Comprar imóvel já construído:

• Investir em um imóvel comercial:

E o que é melhor: consórcio ou financiamento?

A escolha depende do objetivo. Se há necessidade do bem ou serviço com rapidez, o financiamento é a melhor saída, pois no consórcio é preciso contar com a sorte para ser sorteado ou ter recursos para apresentar um lance competitivo.

A vantagem do consórcio é que, em tese, ele é mais barato, pois não há cobrança de juros. E possui aquisição facilitada, não pede comprovação de renda. Se você quer uma compra imediata a alternativa é o financiamento. Mas será necessário ter o potencial de compra de acordo com o valor do imóvel

Ambas as opções possuem vantagens e desvantagens e é importante avaliar o seu momento e as necessidades na hora de comprar um imóvel.

1 comentário a “Qual é o melhor para comprar um imóvel? Consórcio ou financiamento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *