Categorias
Mercado Imobiliário

Vale a pena comprar um imóvel em 2022?

A resposta para essa pergunta depende de vários fatores. Tanto do seu momento de vida atual quanto de mercado.

Primeiro é preciso entender em que ponto está a sua organização financeira para comprar um imóvel. Há quem tenha o valor da entrada guardado, quem pode pagar á vista e quem ainda precisa começar a juntar.

O planejamento financeiro são para esses três casos. O planejamento faz mais sentido para quem está pensando em realizar um financiamento imobiliário e para quem ainda precisa poupar. Lembrando que é possível compor renda com outra pessoa e usar o saldo do FGTS.

E segundo, qual o seu objetivo? Para qual finalidade é o imóvel? Moradia ou investimento? Tem gente que dá preferência por comprar um imóvel e pagar as parcelas do financiamento ao invés de gastar com um aluguel para terceiros. Dependendo da sua resposta a forma de pesquisar e o orçamento necessário mudam.

Há dois indicadores do mercado imobiliário que merecem atenção especial para que você tome a sua decisão sobre se vale a pena comprar um imóvel em 2022:

O primeiro deles é a alta da Selic. Que no final de outubro, chegou a 7,75% ao ano. O aumento foi de 1,50 ponto percentual, 50% maior que o ajuste anterior. Por conta disso, e pela previsão de um novo aumento de 1,5 ponto, o ano de 2021 possivelmente terminará com a taxa básica em 9,25% a.a.

Devido a estas variações, já é esperado que a Selic, alcance dois dígitos e passe por novas altas ao longo do ano de 2022. A principal razão dos aumentos é o controle da inflação.

Com isso os preços de venda de imóveis no Brasil estão crescendo. Fique de olho nos valores. E se já tiver o dinheiro disponível ou o financiamento aprovado, faça o quanto antes, para aproveitar condições e preços melhores.

No fim, para decidir, você deve analisar quanto pode pagar em um imóvel, se já tem o suficiente para dar entrada em um financiamento e o CET (Custo Efetivo Total) de cada banco (taxas de juros). Se ainda não souber bem sobre a sua capacidade de compra, pode utilizar ferramentas que simulam parcelas de financiamento e ver o que se encaixa melhor no seu bolso e momento de vida atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *